Translate

Arquivo do blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

APARECIDA DO NORTE - BASÍLICA DE APARECIDA - QUARESMA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011




















Celebração no Santuário Nacional abre Campanha da Fraternidade 2011
Redação A12

Com a imposição das cinzas, a Igreja no Brasil iniciou sua caminhada de conversão do coração para a Páscoa do Senhor.

Nesta Quarta-feira de Cinzas (9), o Santuário Nacional abriu oficialmente, na missa
das 9h, a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema: ‘Fraternidade e a vida no planeta’ e lema ‘A criação geme em dores de parto’.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada bispo emérito de Rubiataba (GO), Dom José Carlos de Oliveira, pelo bispo emérito de Barretos (SP), Dom Pedro Fré, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, o administrador ecônomo do Santuário, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo e diversos sacerdotes.

Em sua reflexão, Dom Damasceno ressaltou que iniciamos um tempo propício para nos aproximarmos do sacramento do perdão e da penitência.

“Este tempo é um tempo propício para nos aproximarmos do sacramento do perdão, que é a confissão e de nos dedicarmos mais a oração, alimentada na palavra de Deus, contida na Sagrada Escritura”, afirmou.

O Cardeal fez um convite para que cada cristão possa colocar em prática três atitudes em especial, a esmola, a oração e o jejum.

“O evangelho de hoje nos recomenda cultivar de modo especial, nesta quaresma, três atitudes que são de certo modo, praticadas também em outras religiões: a esmola, a oração e o jejum. Por isso, a quaresma é um tempo de graça para todos nós”.

Campanha da Fraternidade – Sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2011 ‘Fraternidade e a vida no planeta’, Dom Damasceno ressaltou que todos temos o dever de cuidar do planeta Terra.

“Para o cristão, além de ser um dever cuidar da terra, é também uma questão de fé, pois acreditamos que nosso Deus é o Criador de tudo o que existe”, ressaltou.

Encerrando sua homilia, Dom Damasceno pediu aos fiéis que se preparem para a celebração da Páscoa e procurem viver a proposta da Campanha da Fraternidade.

“Que possamos contribuir dentro da nossa possibilidade e responsabilidade, na busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições de vida no planeta.”

Após a missa, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli e o Secretário Estadual da Campanha da Fraternidade do Regional SUL 1, Antônio Socorro Evangelista atenderam aos jornalistas em uma coletiva de imprensa.

Palestra - Os funcionários do Santuário Nacional também participaram da celebração e após a Santa Missa, se concentraram no auditório Padre Noé Sotillo, onde participaram de uma palestra sobre o tema da Campanha.

A palestra foi ministrada pelo Secretário Estadual da Campanha da Fraternidade do Regional SUL 1, Antônio Socorro Evangelista.


Os voluntários que trabalham no Santuário também participarão da palestra às 19h.

Foto: Imprensa/Santuário Nacional

Nenhum comentário:

[google7759f039227ae534.html]