Translate

Arquivo do blog

domingo, 12 de junho de 2011

VISITE CURITIBA - A CAPITAL DA QUALIDADE DE VIDA

Ricardo Sabbag
Direto de Curitiba

Curitiba é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. A grande rede hoteleira e gastronômica da cidade, além dos novos e numerosos centros de exposições têm atraído muita gente que vai à capital paranaense assinar contratos ou participar de eventos.

» Bares e restaurantes clássicos
» Festas tradicionais
» História
» Informações úteis

O sinônimo de Curitiba para o turista de lazer, entretanto, é outro: "qualidade de vida". A grande área verde de 55 metros quadrados por habitante fica concentrada nos mais de 25 parques e bosques, as ruas, calçadas e ciclovias largas, o transporte coletivo eficiente, o aspecto europeu ditado pelo clima frio e pela herança cultural dos descendentes do Velho Continente e a sensação de segurança transmitem ao visitante o aspecto que levou a mais da metade da população de Curitiba não ser nativa da cidade.

Os maiores pontos turísticos curitibanos são seus parques e praças, muito deles homenageando cada uma das etnias que formam a população local. A culinária também costuma satisfazer o visitante, seja pela fartura dos rodízios italianos do bairro de Santa Felicidade, pela alta gastronomia trazida pelos restaurantes mais novos, ou pelo churrasco curitibano, que concorre entre os melhores do Brasil.

Visitar Curitiba é fácil e prazeroso, desde que se cuide do agasalho. Além de ser a capital com média de temperatura mais baixa do Brasil, é a que tem maior variação térmica. Não é exagero dizer que em um dia em Curitiba vive-se as quatro estações. Mas as facilidades do transporte público permitem que o visitante conheça bem os principais pontos da cidade e desfrute de cada um deles pelo tempo que preferir.

Pontos turísticos de Curitiba


VEJA FOTOS DE CURITIBA

Bosque Alemão
Memorial da imigração alemã, são 38 mil m² de mata nativa, onde há a trilha de João e Maria, como na fábula. No topo, a réplica de uma igreja do início do século passado denominada Oratório de Bach.

Endereço: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert, Jardim Schaffer
tel.: (41) 3338-6012 ou (41) 3338-9549

Bosque do Papa
Inaugurado em 1980 em homenagem à visita do Papa João Paulo II a Curitiba, é também o memorial da imigração polonesa, reunindo casas de troncos e carroças utilizadas pelos imigrantes.

Endereço: Rua Wellington Oliveira Vianna, s/n, Centro Cívico
Tel.: (41) 3313-7194 ou (41) 3352-9040

Jardim Botânico
Inspirado pelos jardins de tullière parisienses, estende seu tapete de flores (que mudam conforme a estação) logo à entrada. A estufa em estrutura metálica abriga espécies botânicas e uma fonte de água. Um pequeno bosque de mata nativa convida para caminhadas.

Endereço: Rua Eng. Ostoja Roguski, s/n, Jardim Botânico
Tel.: (41) 3264-6994

Museu Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer desenhou o complexo arquitetônico que era sede de órgãos do governo e o atualizou para museu em 2002, incluindo o majestoso anexo do Olho. Transformou-se imediatamente num dos principais cartões-portais da cidade.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Tel.: (41) 3350-4400

Ópera de Arame
Construída com uma estrutura de metais e acrílico sobre um lago e rodeada de cascatas, recebe espetáculos artísticos, mas é ponto turístico por si. Está localizada ao lado da Pedreira Paulo Leminski, formando com ele o Parque das Pedreiras.

Endereço: Rua João Gava, s/n, Abranches
Tel.: (41) 3355-6071

Parque Barigüi
O maior e mais freqüentado parque de Curitiba tem uma pista de cooper e diversos tipos de canchas e equipamentos para ginástica ao ar livre. Cercado por um bosque e circundado por um lago, é residência de várias espécies animais nativas.

Endereço: Rodovia BR-277 (Rodovia do Café), km 0, Santo Inácio

tel.: (41) 3335-2112

Parque Tanguá
Construído para preservar o curso do rio Barigüi, reúne duas pedreiras unidas por um túnel de 45 metros que pode ser atravessado por uma passarela sobre a água. A atração principal é o pôr-do-sol.

Endereço: Rua Dr. Bemben, s/n, Pilarzinho
Tel.: (41) 3352-7607

Setor Histórico/Feira do Largo
Conjunto de edificações coloniais tombadas, o Setor Histórico reúne várias construções do século XVIII. Aos domingos, o Largo da Ordem recebe uma tradicional feira de artesanato e bricabraques, lotada de artistas de rua.

Endereço: Largo da Ordem, São Francisco

Teatro Paiol
Um paiol de pólvora do início do século XX foi transformado nos anos 1970 em teatro, inaugurado por Vinícius de Moraes.

Endereço: Largo Prof. Guido Viaro, s/n, Prado Velho
Tel.: (41) 3213-1340 ou (41) 3213-1341

Torre Panorâmica
Esta torre de telefonia celular permite uma visão em 360 graus da cidade, a 109,5 metros do solo. Abriga também o museu do telefone.

Endereço: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191, Mercês
Tel.: (41) 3339-7613

Universidade Livre do Meio Ambiente
A construção rústica no Bosque Zaninelli dá acesso a um mirante com visão panorâmica da cidade a partir de uma região repleta de áreas verdes. Capivaras e outros pequenos animais silvestres são a companhia dos visitantes.

Endereço: Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho
Tel.: (41) 3254-7657 ou (41) 3254-5548

Créditos: vidaeestilo.terra.com.br

Nenhum comentário:

[google7759f039227ae534.html]