Translate

Arquivo do blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

História de Guaratinguetá - SP em Fotos - Fotos Antigas de Guaratinguetá - SP





Nesta postagem publicarei fotos e fatos antigos de Guaratinguetá para mostrar como era nossa querida cidade antigamente. Fotos de como o Rio Paraíba do Sul que corta nossa cidade era área de lazer dos moradores da época, a inauguração do Bondinho, bem como sua última viagem, o carnaval de antigamente em nossa cidade, as comemorações, a participação sempre em destaque pela Escola de Especialistas de Aeronáutica em datas comemorativas e muito, muito mais.

(A publicacão das fotos foram autorizadas pelo proprietário da Página Vale Ver Guará - Facebook)
Os créditos encontram-se nas fotos.

Vale a Pena Ver!


PRAÇA DO ORFANATO - GUARATINGUETÁ/SP. - 1940
A visão do Rio Paraíba do Sul e parte da pracinha, além do Jardim de frente do Orfanato do Pedregulho - A mansa curva do rio passando paralelamente ao antigo educandário ainda existente nos dias de hoje (2016) - Observem que na calçada da pracinha havia uma espécie de barraquinha já naquela época - Já existia também a Gruta e aparece o "frontispício" da grande casa de amparo as crianças órfãs.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará





COLÉGIO DO CARMO - GUARATINGUETÁ/SP. 1940
Fachada do Colégio Senhora do Carmo em 1940 - Vejam a belíssima arquitetura da Igreja - Algumas palmeiras ainda novas - Reparem na rua, atual (2016 Rua Dom Bosco) ainda de terra batida com postinhos de iluminação pública com lâmpadas incandescentes e de base de concreto - Notem que já existia a calçada alta em toda a extensão do muro e duas escadinhas de alvenaria - Aparece também no quadro o muro dos fundos do Colégio Embaixador Rodrigues Alves - Havia também uma pequena pilha de tijolos.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará





GRUPO ESCOLAR COSTA BRAGA - GUARATINGUETÁ/SP.
Grupo Escolar Costa Braga ganhando amplas instalações após a mudança das acanhadas dependências do prédio da Avenida João Pessoa para a atual (2016) Rua Pedro Cáppio, no Bairro do Pedregulho - Vejam as árvores recém plantadas e a cerca e portões de madeiras - Havia um "fusquinha" na parte interna e várias bicicletas, talvez de alunos, encostadas na parede do Grupo - Reparem na rua de terra batida e também bastante transitada.
Foto: Prof. Carlos Costa - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



RECEPÇÃO PRESIDENCIAL - GUARATINGUETÁ/SP.
Em um dia bastante festivo, o empresário do ramo de Lanifício no município, Sr. Gianpaolo Bonora e esposa Sra. Elvira Bonora, recepcionam no Aeroporto Edu Chaves em Guaratinguetá, o Presidente da Itália Sr. Luigi Oscar Scalfaro - Na oportunidade, foi inaugurado em Guaratinguetá, o pequeno "Consulado" Italiano - Atrás, um veículo da Empresa de Ônibus Pássaro Marron, que conduziu as autoridades pela cidade.
Foto: J. Cidade - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará





RUA VISCONDE - GUARATINGUETÁ/SP. - DÉCADA DE 40
Rua Visconde após as obras de alargamento do leito carroçável na década de 40 - O bondinho elétrico circulava mansamente e tranquilamente alguns moradores ficavam no meio da rua - Ao fundo aparece a torre da extinta Capela do Sagrado Coração de Jesus - Observem que na época o bondinho elétrico subia pela atual (2016) Rua Siqueira Campos no Bairro da Figueira - Notem que à esquerda, havia uma casa sendo escorada com estacas de madeiras - Rua limpa, calçadas estreitas e postes de iluminação pública com lâmpadas incandescentes, fora das calçadas - O casario baixo e antigo com alguns moradores na porta meio larga, devendo ser um ponto de comércio.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará





PÇA. JOAQUIM VILELA DE OLIVEIRA MARCONDES - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Praça que antigamente tinha uma rua de terra batida ao centro, e que saia bem em frente ao portão do Colégio do Carmo - Era chamada de Avenida do Colégio do Carmo - Vejam a grande quantidade de palmeiras ainda em formação - À esquerda, a Igreja de São Benedito em sua forma original - Os postinhos de ferro com suas lâmpadas incandescentes iluminavam a pequena avenida - Um homem e algumas crianças cortavam caminho pelos trilhos (picadaS) formados pelos próprios pedestres - A pequena avenida era ladeada pelas palmeiras - Os sobrados existentes na praça ainda se perpetuam em nossos tempos - Notem que à esquerda, em baixo havia algo não identificado, seria uma construção de uma pequena boca de lobo ? - O terreno da praça bastante acidentado.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



PROVA 9 DE JULHO - GUARATINGUETÁ/SP - 2004
A tradicionalíssima "Prova Pedestre 9 de Julho" completa hoje (09/07/2016), 82ª Edição de existência e sendo assim, uma das mais antigas e tradicionais do Brasil e faz parte das comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932 - Na foto aparece um dos seus idealizadores, Sr. Rinaldo Pannunzio entregando o galardão (Cheque) tão almejado pelos atletas ao primeiro colocado de uma concorridíssima prova realizada no ano de 2004 - O vencedor foi o atleta do Cruzeiro EC de Belo Horizonte, Israel dos Anjos que cravou seu bicampeonato - O Sr. Rinaldo Pannunzio abrilhantou o famoso evento com sua valiosíssima presença.
Foto: J. Notícias 2004 - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



GINÁSIO NOGUEIRA DA GAMA - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
A foto registra uma parcial do pátio interno do extinto Ginásio Nogueira da Gama, localizado na Rua Monsenhor Filippo em 1930 - O instantâneo rebatido no momento em que os alunos, em euforia, gozavam do período de lazer "entre-as-aulas" - Mais popularmente conhecido como recreio, os alunos brincavam em um terreno muito irregular de terra batida com alguns matos - Reparem que havia duas tabelas de Basquete - Notem que acima do baixo telhado do Ginásio, aparecem as torres da Matriz de Santo Antonio.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



O FILHO MAIS ILUSTRE - GUARATINGUETÁ/SP.
Francisco de Paula Rodrigues Alves - O aniversariante do dia (07/07) é o filho mais ilustre de Guaratinguetá, e se vivo estivesse completaria 168 anos - Nascido na Fazenda Pinheiro Velho, no Bairro do Machadinho (após o Bairro do Tamandaré) em 07 de julho de 1848 - Faleceu em 16 de Janeiro de 1919 vitima da gripe Espanhola em sua residência na Rua Senador Vergueiro no Rio de Janeiro, aos 70 anos de idade - O Presidente Conselheiro Rodrigues Alves, teve seu corpo embalsamado e velado no Palácio do Catete e em seguida transportado por via férrea até Guaratinguetá.
Breve cronologia da carreira política:
* Vereador em Guaratinguetá - 1866/1870
* Deputado Provincial de São Paulo - 1872/1884
* Deputado Geral - 1885/1887
* Presidente da Província de São Paulo - 1887/1888
* Conselheiro do Império - 1888
* Deputado Federal Constituinte - 1891/1893
* Senador da República - 1893/1899
* Ministro da Fazenda - 1891/1892 - 1894/1896
* Presidente de São Paulo - 1900/1902 - 1912/1916
* Presidente da República - 1902/1906 - (x)
Fonte: J. O Lince - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



CINE PARQUE - GUARATINGUETÁ/SP.- 1930
Cine Parque era um outro "point" da população Guaratinguetaense na época - Com a sua existência, acabou por findar o Jardim público do Pedregulho - Era mais concorrido e mantinha várias atrações, entre elas o Cinema e até Teatro, muitos concertos com Bandas de Músicas local - Funcionava na Rua Monsenhor Filippo, no local onde hoje (2016), está o prédio abandonado da extinta "Nossa Caixa" e também da atual (2016), Agência do "Banco do Brasil" - A frequência era muito grande e quase toda a sociedade da época comparecia nos variados eventos realizados pelos seus idealizadores.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



GUARÁ HOTEL - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
A bela imagem mostra a entrada do famoso Guará Hotel em 1930 - Localizado na Rua Comendador João Galvão esquina com Rua Almirante Barroso (Rua da Palha) - A entrada era acanhada com um globo fixado na parede servindo, à noite, para clarear a entrada mais parecida com uma garagem - Os maravilhosos "FORDs" estacionados na rua e também, parece ter, dois "Carro-de-boi" mais ao fundo - Alguns hóspedes do Hotel, bem trajados, posando para a foto, inclusive alguns sentados num banco de madeira na calçada - A rua de paralelepípedos com os trilhos do bondinho elétrico; parecia ser um dia de bastante sol, pois havia pessoas de sombrinha na calçada - O sobrado ao fundo da foto, de esquina, foi a primeira residência e também o primeiro "Atelier" fotográfico do Sr. Erwin Schellenberg (Autor da foto) em Guaratinguetá, em 1930.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará


IGREJA SENHORA DAS GRAÇAS - GUARATINGUETÁ/SP.
Igreja do Convento Franciscano - A Igreja Senhora das Graças é uma construção do ano de 1936 - Em seu rico interior, as pinturas e murais de Ernesto Quissak podem ser observadas - Por todo seu valor, a Igreja foi tambada como Monumento Histórico Municipal - Localiza-se na Rua Vigário Martiniano, centro da cidade. 
Foto: Heidi Schellenberg - Texto: Rev. A Cidade - HL2 - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará




AERONAVE BANDEIRANTE - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Pequena aeronave que sobrevoaria a cidade nas comemorações do tricentenário - Nas asas do monomotor havia as inscrições "SALVE GUARÀ" e as datas comemorativas "1630/1930" - Pousado no campo, o belo exemplar serviu de fundo para o proprietário do lindo "Fordinho" com estepe na traseira, e os pilotos de gravatas sob o macacão de aviador, posarem para a foto antes da decolagem - Esse pequeno aparelho que roncou sob o céu azul da festiva cidade, foi protagonista do primeiro acidente aéreo de Guaratinguetá; felizmente não houve vitimas. 
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará


GUARÁ HOTEL - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Antes de se tornar hotel era o Solar do Comendador João Galvão - Localizava-se na esquina da atual (2016) Rua Comendador João Galvão com Rua da Palha (Rua Almirante Barroso) centro da cidade - O prédio já não existe mais e em seu lugar existe sim uma Agência Bancária e algumas lojas - A Rua era calçada de paralelepípedos e aparece o trilho do bonde elétrico, e vejam o grande respeito social da época, a Rua Almirante Barroso (Rua da Palha), a pequena rua da foto, tinha uma passagem de pedras complementando a extensão da calçada para que os tanseuntes não pisassem na terra - Notem a grande quantidade de crianças de colo presentes na foto.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



LARGO DA MATRIZ - GUARATINGUETÁ/SP. -1934
Grande concentração noturna de pessoas, em sua maioria homens, em frente a casa do Dr. Altenfelder (Sr. Mário de Moraes Altenfelder da Silva), no largo da Matriz em Julho de 1934 - Observem à esquerda da foto, no prédio de esquina onde hoje (2016) está instalada a Lanchonete "Serve Quente", na Praça Dr. Benedito Meirelles, funcionava o Atelier Fotográfico "Photo Guará" do Sr. Erwin Schellenberg
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará


DOM QUIXOTE DAS LETRAS - GUARATINGUETÁ/SP.
Brito Broca, um dos maiores escritores de Guaratinguetá, era chamado de "Dom Quixote das Letras" pelo nosso único representante junto à Academia Brasileira de Letras, Francisco de Assis Barbosa - Na foto, Brito Broca, sentado ao centro, está contando as suas histórias para um seleto auditório; da esquerda para à direita, Jaime Adour da Câmara, José Simeão Leal, Afrânio Coutinho e Fernando de Sousa
Foto: José Simeão Leal - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará





CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - GUARATINGUETÁ/SP. - DÉCADA DE 1930
Essa Capela já não existe mais nos dias de hoje (2016) - Mas na época era muito festiva, e até uma pequena procissão passava pela Rua Visconde - Observem a Rua Visconde completamente de terra batida com os trilhos do Bondinho elétrico em direção à Aparecida - Vejam a bonita arquitetura da pequena Capela que foi demolida, e que localizava-se próxima a rotatória chamada Praça da Bandeira - Na frente da procissão, grande número de crianças com faixas na diagonal do peito e no meio da procissão, alguém carregava a Bandeira de São Paulo - À direita da foto, a Catedral de Santo Antonio e ao fundo o Cemitério Senhor dos Passos - O casario antigo da Rua Visconde e dois Fordinhos aparecem no quadro.
Foto: Heidi Schellen





DESTILARIA GUARÁ - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Interior de um galpão da Destilaria Guará em 1930 - localizada na Rua Comendador Rodrigues Alves onde hoje (2016) funciona a Igreja Evangélica Mundial do Poder de Deus; ia de uma rua à outra, os fundos saia na Rua José Bonifácio - Vejam a quantidade de garrafas já rotuladas e colocadas no chão prontas para serem colocadas em engradados de madeiras - Vários tonéis de "carvalho" com cachaça, vinhos, conhaque, cabernet e outros tipos de bebidas, estocados nas laterais do galpão - O engarrafamento era manual, um trabalho completamente artesanal, direto da torneira do tonel para a boquinha da garrafa - A foto mostra alguns funcionários posando com garrafas nas mãos, inclusive algumas crianças.
Foto: Heide Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



ANTIGO CASARÃO - GUARATINGUETÁ/SP. - 1940
Antigo casarão na esquina das Ruas Feijó com Rua Sete de Setembro, centro de Guaratinguetá, em 1940 - Uma arquitetura simples, mas não menos bonita, pois sua beleza está justamente nessa simplicidade de construção muito peculiar nos áureos tempos de cidade de interior - Era comum as construções de sobrados com bastante janelas, algumas com pequenas sacadas e várias e grandes portas de madeiras de duas folhas ao rés do chão - A rua ainda de paralelepípedos, muito limpas por sinal, sem nenhum tréfego.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará 



DESFILE DO TRICENTENÁRIO - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Em comemoração ao tricentenário da cidade (1630/1930), grande desfile percorreu as principais ruas da cidade de Guaratinguetá em 1930 - Na foto, grupo de estudantes infantis chegavam na praça Conselheiro Rodrigues Alves - Observem um grupo de crianças devidamente uniformizadas, as meninas de saínhas de pregas e blusinhas brancas e gravatinhas, e mais à frente um pelotãozinho de meninos de terninhos com bermudinhas e tênis brancos - Notem um homem em cima do telhado de um comércio (à esquerda da foto) observava tudo - Os trilhos do bondinho elétrico no meio do desfile e o piso da praça de paralelepípedos - Era um dia frio, pois as pessoas estavam bem agasalhadas - Na esquina um cartaz, Charutaria Cubana, e mais ao fundo, a Empreza de Ônibus Santa Luzia, Casas Pernambucanas, Confeitaria Mollica.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



IGREJA DE SÃO BENEDITO - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Uma construção de arquitetura apurada de muitos detalhes - Igreja com campanário em três níveis - Igreja de São Benedito com sua linda fachada em 1930 - Havia uma pequena escadinha de acesso ao interior da mesma e umas muretinhas na frente - Observem um pequeno portãozinho de ferro, tanto na igreja como na casa ao lado e a rua de paralelepípedos.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



RUA VISCONDE - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
Rua Visconde de Guaratinguetá em 1930 - Rua de paralelepípedos e os trilhos do Bondinho elétrico - Vejam algumas normalistas à caminho da Escola Normal ( prédio alto à direita da foto) - Observem um lindo "Fordinho" parado na rua - Pelo que mais parece, estava fazendo um lindo dia de sol (ou seria chuva?) , pois havia pessoas ao abrigo de sombrinhas ou guarda-chuvas transitando pelas calçadas - E o grande respeito social da época, os postes de iluminação pública totalmente fora das calçadas, deixando essas livres para os transeuntes.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



A LUCCHESI & CIA. - GUARATINGUETÁ/SP. - 1940
Fábrica de imagens religiosas Lucchesi & Cia. na década de 40 - Fabricava imagens de santos , terços, e após modernizar seu quadro fabril e diversificar sua produção, passou a fabricar também brinquedos de plásticos; carrinhos, bolas, bonecas, violinhas e uma infinidade de produtos voltados à área infantil - Hoje (2016), já não está mais na Rua Rafael Brotero, como mostra a foto e sim em outras moderníssimas instalações.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



FAZENDA ENGENHO D'ÁGUA - GUARATINGUETÁ/SP.
A foto mostra o prefeito de Guaratinguetá na época, o Sr. Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes, na escada de sua Fazenda Engenho D'água - Fazenda localizada na Rodovia Paulo Virgínio entre Guarátinguetá e Cunha, também acesso à cidade fluminense de Paraty.
Foto: Supl. Esc.Joaq. Vilella - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



REVOLUÇÃO DE 1932 - GUARATINGUETÁ/SP. - 1932
Grupo da Marinha de Guerra presente nas ruas de Guaratinguetá durante a Revolução Constitucionalista de 1932 - Uma linda viatura oficial do Grupo da Marinha; um caminhãozinho Ford estacionado com vários soldados, combatentes com seus fardamentos - Observem o para-choque do Fordinho, "Linha de Frente" e também o para-brisa "Marinha de Guerra" - Vejam o estilo do garoto posando ao lado dos soldados, com bermuda branca, com casaco, sapatos, uma típica boina na cabeça, e um civil passando tranquilamente pela rua - Notem que um soldado parece estar de "poncho", seria o motorista?
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



PADARIA ESPERANÇA - GUARATINGUETÁ/SP. - 1896
Fundada no ano de 1896, a Padaria Esperança teve como seu primeiro proprietário o Sr. Adolfo Veiga que depois passou o ponto para o irmão João Veiga - Em 1921, o Sr. João Veiga vende a padaria para seu cunhado, José Augusto Soares e no final do ano de 1958, fechou para uma grande reforma e reabriu em 1959 - E em 1979 é fechada novamente para mais uma reforma e algumas alterações - Hoje (2016), ela é um modernísimo Gourmet Shopping, Café e Restaurante - Localizada na Rua Comendador Rodrigues Alves, centro da cidade - Observem a antiga fachada com os conhecidos balcões em seu interior - A placa em cima do estabelecimento, indica PADARIA ESPERANÇA, A MAIS ANTIGA DA CIDADE - AGRADECEMOS A PREFERÊNCIA - Ao lado, aparece uma letra "R", que nos parece ser da extinta "ROCAL" loja de roupas e calçados - Existia uma placa de trânsito pregada na parede indicando o sentido obrigatório para os carros que só podiam descer pela esquerda da rua - Notem que havia o tradicional "Baleiro" de vidro em cima do balcão - O Sr. João Veiga quando dono da padaria, fazia o famosíssimo pão "Petrópolis".
Foto: Inf. Esperança - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará



PRAÇA CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES - GUARATINGUETÁ/SP. - 1930
A bela praça central da cidade; antes foi chamada de Largo do Rosário devido a existência da Igreja do Rosário, depois também chamada de Praça 13 de Maio e finalmente, homenageando seu filho mais ilustre, recebeu o definitivo nome de Praça Conselheiro Rodrigues Alves - Observem a limpeza e ordem, além da beleza dessa praça nessa época, com as ruas que a contornavam sempre limpas e os canteiros devidamente cuidados - As lojas com seus toldos abertos, um lindo "Ford" estacionado, as charmosas luminárias e os belos casarões que circundavam a praça - Reparem que havia um pequeno coreto - Um lindo cenário de uma época de ouro, de uma pacata cidade de interior.
Foto: Heidi Schellenberg - Colab. Zéck Broca - by Vale Ver Guará


Nenhum comentário:

[google7759f039227ae534.html]