Translate

Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Visão Geral do Município de Guaratinguetá - SP ( Estância Turística de Guaratinguetá)

Estância Turística de Guaratinguetá - SP



Guaratinguetá é um importante centro de comércio e prestação de serviços da região do fundo do Vale do Paraíba, atraindo pessoas dos municípios vizinhos e do sul de Minas Gerais. É também, a segunda maior economia e um dos maiores municípios da região com relação à população. Além disso, possui o melhor índice de distribuição de renda de sua região e baixos índices de criminalidade. Se destaca, também, por ser uma das mais industrializadas de sua região e por ter sido pioneira nessa atividade econômica. Ela abriga o maior complexo químico da América Latina, a BASF. Além das indústrias químicas, destacam-se no município as indústrias dos setores: têxtil, alimentício, de laticínios e de metal-mecânico. Apesar da indústria dar destaque ao município, não é ela o setor econômico que mais emprega no município. O setor de comércio e serviços é o que gera a maior quantidade de empregos para a população.
Estátua do Conselheiro Rodrigues Alves.
O município ganha destaque por ser um importante ponto turístico de caráter religioso, juntamente com o município vizinho de Aparecida. Juntos, movimentam grande quantidade de turistas durante o ano. Guaratinguetá, juntamente com os municípios vizinhos Aparecida e Cachoeira Paulista, desenvolveu o Circuito da Fé, na tentativa de ampliar seu setor turístico. O turismo também vem se diversificando com o passar do tempo, o município hoje, apresenta também roteiros turísticos Urbanos, Históricos e Ecológicos.
É diferenciada por sua riqueza histórica, já foi no passado, apelidada de Atenas do Vale do Paraíba devido ao seu importante peso sócio cultural,[25] principalmente exercido no período de 1920 a 1960. O município, após a instalação da Escola Normal na década de 1920, passou a atrair professores e estudantes de diversas regiões do estado e de Minas Gerais, o que gerou um grande crescimento de espaços artísticos, culturais e sociais no município. Possui vários representantes nos ramos da pinturapoesia e principalmente da música.
Foi um dos principais municípios produtores de café, além de ter sido uma das maiores bacias leiteiras do país. Ela possui, ainda, inúmeros casarões da época colonial, que contrastam com os prédios e casas da atualidade.
Seu município possui a área urbana praticamente toda em planícies, sendo recortada em alguns bairros por colinas e morros. O principal rio que recorta o município, o rio Paraíba do Sul já foi responsável pelo escoamento da produção de café em tempos anteriores, hoje em dia serve apenas para traçar as divisas políticas administrativas.
O município é recortado pela Rodovia Presidente Dutra, sendo esta responsável pela recuperação econômica de todo o Vale do Paraíba; é recortada também por rodovias como SP-171, que liga Guaratinguetá ao município de CunhaSP-62, que liga o município a LorenaBR-459, partindo de Lorena, ligando o município ao sul de Minas Gerais, entre outras.

Turismo
Estação de Guaratinguetá.
turismo na cidade de Guaratinguetá se desenvolveu com o passar dos anos, e é hoje, um dos principais meios lucrativos do município. O turismo religioso é talvez o principal e o que mais atrai visitantes para a cidade, houve um aumento ainda maior nesse setor após a canonização de Frei Galvão. Os turismos urbanos, históricos e ecológicos também atraem visitantes e lucro para o município.
O desenvolvimento desse setor teve início no final do século XX, mas ganhou força no século XXI. Em parceria com o Sebrae e as cidades de Aparecida e Cachoeira Paulista, Guaratinguetá lançou um pacote de turismo, chamado de Circuito da Fé, envolvendo visitas a pontos turísticos dos três municípios.
O turismo urbano e histórico prevalece na região central da cidade, com visitas a antigos casarões construídos na época do café, visitas a "Estação Ferroviária de Guaratinguetá" e ao "Mercado Municipal". No turismo ecológico, os bairros do "Gomeral", das "Pedrinhas", do "Taquaral" e dos "Pilões" são os roteiros principais, já que ficam nas bases de montanhas como a Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.
O turismo religioso envolve visitas à casa de Frei Galvão, ao seminário do Santo, a Igrejas como a "Catedral de Santo Antônio" e a "Igreja de Frei Galvão".
Museu Frei Galvão


Etimologia
De origem tupi, a palavra "Guaratinguetá" significa "muitas garças", pela junção de gûyrátinga (garça: literalmente, "pássaro branco", pela junção de gûyrá, pássaro e tinga, branco) e etá (muitos) . Recebeu esse nome pela grande quantidade de garças existente nos domínios do município.
Monumento das Três Garças

Apelidos
Guaratinguetá, durante seus 378 anos de existência, recebeu diversos apelidos, tais como:
  • Capital do Fundo do Vale
É como é chamada na sua região, por ser um importante polo comercial e industrial, abastecendo comercialmente municípios vizinhas e do sul de minas. Além disso, o município é um das maiores da região, tanto em população como em importância econômica. O alto indicador social também contribuiu para tal título.
  • Atenas do Vale do Paraíba
Foi o título dado ao município principalmente ente 1920 e 1960, por causa da instalação da Escola Normal, na época uma das poucas do interior do Brasil. Com isso, outras instituições de ensino se instalaram no município, trazendo professores e estudantes para o município. Outro fator que influenciou esse apelido foi a grande quantidade de eventos culturais que havia na época na cidade, como: o Clube Literário, as serenatas, cabarés, o Centro Social, os grêmios, os hipódromos, os teatros e os cinemas.
  • Cultura
É como Guaratinguetá é conhecida por muitos. Por ser o município mais velho do Vale do Paraíba e terra natal de muitas personalidades artísticas, como Dilermando Reis e Bonfiglio de Oliveira, Guaratinguetá é considera o município mais rico em cultura na região. Por isso, recebeu esse apelido.
  • Guará
Como o nome do município é grande, os moradores preferem, muitas vezes, utilizar-se de sua abreviatura: "Guará". O que, muitas vezes, gera confusão com o município de Guará, no nordeste do estado.
  • Garça do Vale
Garça do Vale é o apelido dado o município de Guaratinguetá pela grande quantidade de garças brancas no município. Hoje, esse apelido também está ligado ao time de futebol do município.
Museu Histórico Casa de Frei Galvão no Centro Histórico.

Hoje Guaratinguetá é conhecida por Estância Turística de Guaratinguetá.

Nenhum comentário:

[google7759f039227ae534.html]